sexta-feira, 9 de março de 2012

Porque eu sou mulher

Porque eu sou mulher

Hoje eh o dia internacional da mulher.
Recebi flores, dei flores, ganhei chocolates, também dei chocolates e vi as mulheres serem homenageadas no facebook e na televisão.
No entanto, também ouvi de mulheres e de homens que este dia era uma palhaçada ou algo do gênero em termos mais sujos.
Nao sei o que está por trás dessa opinião, mas eu fiquei com uma resposta presa na garganta a todos esses que repudiam este dia.

Nao sou historiadora, muito menos uma ativista política, mas eu vivo a minha geração e observo ao máximo o que se passa ao meu redor.

Os motivos para a criação e internacionalização deste dia surgiram por conta de revoltas e lutas das mulheres por direitos iguais de voto, de trabalho e de vida.

Uma atitude que se tornou o 8 de março por emblema, mas que deveria ser constantemente lembrada.

Dói perceber que muitas pessoas acham este dia desnecessário.
Dói mais ainda que as mulheres pensem isso.

 primeiro por me fazer pensar no clichê básico de que mulher eh inimiga de mulher. 
Segundo porque me indigna como tantas questões pelas quais ainda precisamos passar todos os dias podem soar pequenas para alguns.
A mulher ainda apanha. Ainda ganha menos que os homens, ainda eh vista sob os olhares machistas e ainda volta pra casa depois de tudo isso para cuidar do filho.
a mulher carrega em si toda a humanidade e mesmo assim nao tem seu devido valor.

A questão deste dia nao eh dar flores e chocolates. Dar flores e chocolates eh Um ato simbólico de valorização das mulheres. Eh um pequeno reconhecimento no meio de boletins de ocorrência.

Enquanto houver na humanidade a necessidade de um dia específico para uma parcela oprimida, seja qual for esse grupo, nao eh direito de ninguém julga-ló como exagerado.

No conforto da mulher que nao sofre ainda existe essa representação do preconceito.
Portanto, vocês tais que nao sofrem, que nunca se sentiram inseguras, ameaçadas ou diminuídas por carregarem esse sexo: na hora de criticar este dia pensem nas mulheres mutiladas da África, pensem na culpa que as vitimas de estupro carregam (?!) e pensem principalmente em como vocês vão educar seus filhos.

Eu nao sou feminista. Nao luto por nenhuma bandeira. Só luto pela livre manifestação de uma causa e pela erradicação do machismo e de todas as formas de crime.

(desculpem-me pelos erros de português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário