quarta-feira, 23 de abril de 2014

Assédio calado

Você não sabe o que é ser assediada. Não conhece a sensação de repulsa e nojo ao próprio corpo porque alguém se decidiu livre para toca-lo, mesmo quando você não concedeu essa permissão.

Você não sabe como ser assediada pode ser tão solitário. Acho que é a coisa mais solitária que já fiz. Que aliás eu não fiz, mas é quase como se tivesse porque a primeira coisa que pensam quando você conta que foi assediada é "o que você fez pra isso acontecer? Qual era a roupa que você estava usando?", dentre outras perguntas inquisitórias.

É muito solitário. É quase humilhante contar que foi assediada. Como se não bastasse o assédio em si, as pessoas não estão preparadas pra ouvir o seu relato. Ninguém quer saber. Talvez por não saberem o que fazer... Mas acho mesmo é que ninguém liga e nem tem vontade de achar tudo isso muito errado.
Ninguém sabe o que é ser assediado até ser assediado. E você pode ser assediado mais de uma vez, no meu caso 5, e mesmo assim nunca saber como lidar com isso.

Da última vez que passei por isso, ouvi alguns comentários que de tão burros, mas tão ignorantes, a única coisa que consegui responder de volta foi "é sério que você ta dizendo isso?".
Foi perguntado pra mim: "mas, po, você tava sozinha lá?", "po, não deve ter sido isso... Você deve ter entendido errado", "nossa, você deve estar gostosa mesmo, hein?!" e "tem lugar que mulher não pode ir sozinha".

Mas depois das perguntas, dos meus relatos, de desabafos e de choros que retornam na íntegra toda vez que falo sobre esse assunto, a única conclusão é: eu devia ter ficado quieta. O mundo ao meu redor ainda não está preparado pra não ser machista. E eu estou superestimando quando acho que depois de ser assediada 5 vezes, alguém vai ter coragem e condições de analisar isso e de no mínimo dizer "que merda. Como é que você ta?".

Eu sempre fui otimista e sempre acreditei que a vida é pra ser vista de forma positiva, que aconteça o que acontecer não devemos dar Ibope aos problemas. 
Mas, depois de 5 assédios, aprendi que tem coisas na vida que não podem passar em batida.
Eu não vou deixar se usar a roupa que quero, de sair pra onde quero e de estar sozinha. Mas vou deixar de esperar que as pessoas ao redor entendam o significado de ser assediada. Perdi a esperança nas pessoas.


Obs: não reli o texto. Não releio meus textos. Deal with it.