sábado, 8 de março de 2014

Feliz dia da mulher

"Melhor trocar de roupa para ir lá".
"Não ande sozinha por essa rua".
"Assim você vai ficar mal falada".

Não dá pra listar todas as frases que nós mulheres ouvimos durante toda a nossa vida. Somos educadas a viver sob um preconceito obscuro e ao mesmo tempo gritante. 
Somos educadas a ouvir comentários abusivos nas ruas, a esperar que um dia alguém pode tentar algo à força. Somos educadas a entender que "homem é assim" e que, por sermos mulheres, temos o dever de entender e aceitar um punhado de piadas maldosas e de nos submeter a análises de nossas capacidades com base apenas em nossa vestimenta e em nossa vida social. 
Uma pena mesmo que os homens tenham tanta insegurança. Porque só um cara completamente inseguro tem a necessidade de ferir física ou mentalmente uma mulher. 
Patético. Desprezível. Viver em um mundo onde o importante é me vestir e me agir de uma forma ditada é vergonhoso. 
Nós mulheres precisamos sair desses armários! Mas nós também somos responsáveis por manter essa tradição do machismo. Julgamos aquela que se veste como quer, que transa com quem quer e que não quer casar e ter filhos. Julgamos uma mulher sem nem mesmo saber porquê.
O dia 8 de março pra mim é simples. Muito simples. É apenas um lembrete dessa porcaria de sociedade hipócrita em que vivemos. 
Pra que ter um dia da mulher se em TODOS os dias, desde o nascimento até a morte, precisamos lidar com o machismo e com as imposições de um perfil de mulher "ideal", "perfeito"?
Uma pena precisarmos deste dia. Uma vergonha não ter mudado nada e não termos feito nenhum progresso.
Enquanto escrevo, uma em cada 14 mulheres no mundo é agredida. Ou, como prevê a ONU, 70% das mulheres serão agredidas ao menos uma vez em suas vidas.
Feliz dia para nós.